Na última quarta-feira, dia 30 de abril, a grande maioria dos alunos do Ensino Médio já estava cedo no Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann, aguardando ansiosamente a abertura das salas de aula para realizarem o primeiro "Provão" do ano.

Depois de quatro anos deste sistema, percebeu-se um amadurecimento dos alunos e, embora o nome assuste um pouco os jovens, essa forma de avaliação, realizada bimestralmente no CFJL, é compreendida tanto pelos alunos quanto pelos professores como uma maneira, em primeiro lugar, de sintetizar o conteúdo abordado nos componentes curriculares em uma avaliação.

É nesse momento que o aluno se prepara cognitivamente e emocionalmente para a realização dos mais variados vestibulares e concursos que realizará em um futuro não tão distante.

No início, percebia-se que muitos alunos, principalmente os do primeiro ano, ficavam nervosos e marcavam errado os cartões-resposta, ou que se confundiam ao passar o gabarito para a grade oficial. Com o "Provão", tais erros têm sido cada vez mais incomuns em provas de concursos que estes alunos têm realizado, obtendo ótimos desempenhos.

O "Provão" é realizado em um processo totalmente informatizado, através de "Leitor de Cartões Resposta", e os resultados são disponibilizados eletronicamente no site do CFJL, através de relatórios de desempenho individuais, o que torna o processo ainda mais idêntico aos concursos.

Veja mais: http://albuns.cfjl.com.br/index.php?a=2008&album=1131